Estrutura e Tipos de Baralho

fevereiro 27, 2021

Grande parte das pessoas enxerga o Tarot como uma forma de adivinhação e leitura da sorte. Contudo, numa visão mais elaborada e atual, vemos o Tarot como uma abertura, um caminho para o crescimento pessoal através do conhecimento de nós mesmos e da vida.
O tarot é composto por 78 arcanos: 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. Os baralhos que fogem dessa estrutura clássica, não podem ser considerados Tarô. Usado de forma lúdica e oracular nos dias de hoje, assim como foi desde seu surgimento, é ferramenta de trabalho e objeto de coleção, apresentando inúmeras variações artísticas, representadas por uma quantidade enorme de belíssimos baralhos. Apesar de serem elaborados a partir de temas e traços diferentes, todos consistem no mesmo.
Parafraseando Nei Naiff: Tarot é Tarot. Não importa que tema o baralho de tarô comporte – seja contos de fadas, mitologia, Kabalah etc. – todos trazem o mesmo significado. O Carro (Arcano VII), por exemplo, será sempre o Carro e, seus atributos de diligência, vitória e viagem serão constantes em todos os baralhos. Ainda acompanhando o entendimento de Naiff na obra “Tarô, Vida e Destino” (Editora Nova Era), temos a classificação dos tarots quanto às suas variações artísticas:

Tarot Clássico – Todo tarô criado entre 1400 e 1900 e que venha a apresentar um padrão simbólico semelhante ao que designamos hoje como Tarô de Marselha. Ex.: Tarô Jacque Vieville, Tarô Claude Bourdel.

Tarot Moderno – São baseados nos clássicos, porém reestilizados, com traços mais livres e ligeira modificação do simbolismo original. O primeiro baralho moderno foi o “Rider Waite”, que trouxe ainda uma grande novidade: a ilustração dos arcanos menores numerados com imagens que refletissem o seu significado, diferenciando-se dos clássicos, onde cada carta somente continha o número de símbolos do seu elemento, de acordo com a sua numeração. Ex.: Rider Waite, Tarô Cagliostro.

Tarot Transcultural ou Étnico – É baralho que retrata seus arcanos através de passagens de determinadas fábulas, lendas ou mitologias. Ex.: Tarô Viking, Tarô Mitológico.

Tarot Surrealista ou Fantasia – É o Tarô que rompe com a necessidade de se inspirar nos baralhos clássicos para sua criação, sendo elaborado por livre criação artística. Ex.: Osho Zen Tarot, Höring Tarot.

× Chame-nos no Whatsapp !